O Quinteto de Metais é a formação mais recente a partir dos naipes da orquestra sinfônica. As primeiras composições para esta formação musical datam do final do Séc. XIX. Desde então muitos compositores dedicaram obras e arranjos para os metais. Sua versatilidade, alternando entre uma sonoridade suave e com fortíssimos, e entre o lirismo e o virtuosismo, permite apresentar músicas do renascimento ao contemporâneo, e o sacro ao jazz. O Quinteto de Metais do Cerrado é formado por professores da UFG, do IFG, da Orquestra Filarônica de Goiás e da Orquestra de Sopro e Percussão do Cerrado e seu repertório sempre com ênfase na música brasileira.
Formação:
Antonio Cardoso
Professor
de Trompete da Universidade Federal de Goiás. Por vinte anos ocupou a posição
de Primeiro Trompete da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo e a cadeira de
Professor de Trompete da Faculdade de Música do ES, onde cursou o Bacharelado
em Trompete. Na UNIRIO, sob orientação do Prof. Nailson Simões, adquiriu os
títulos de Mestre e Doutor em Música (Práticas Interpretativas). Como solista,
apresentou os concertos para trompete de Haydn, Neruda, Arutjunian, Handel,
Bach, Copland, Ketting, DUDA e Curnow, sob a regência dos maestros Cláudio
Antunes, Helder Trefzger, Leonardo David, Modesto Flávio, Marcos Arakaki, Isaac
Karabtchevsky e Jarbas Cavendish. Realizou recitais em diversas cidades do ES,
na cidade do Rio de Janeiro, Goiânia, Brasília, Florianópolis, Joinville,
Uberlândia, Recife, João Pessoa e Manaus. Nos Estados Unidos apresentou
recitais no The New England Conservatory of Music, em Boston, na Memphis
University na cidade de Memphis, Tenessee, Pikeville College, Campbellsville
University, na University of Kentucky e no Centre College no estado do
Kentucky, ministrando Master-classes em algumas das instituições citadas. Em
Portugal apresentou recital de Músicas Brasileiras para Trompete e Piano na
cidade do Porto e Lisboa. Professor do III e IV Festival de Inverno de Domingos
Martins ES, da 2ª Semana de Artes do Centro de Educação Profissional Basileu
França Goiânia, do 1º Festival Carlos Gomes em Campinas SP e do 34º Festival
Nacional de Música da UFG, do I Seminário de Práticas Interpretativas da UFU -
MG, em agosto/13. Professor Assistente Substituto na UFMG de 2003 a 2005.
Integrante da Banda Pequi Orquestra de Música Brasileira
Marcos Botelho
Possui
graduação em Musica Trombone (2003) e mestrado em Música pela Universidade
Federal do Rio de Janeiro (2006).Atualmente é Professor de Trombone e Música de
Câmara na Universidade Federal de Goiás (UFG) e cursa Doutorado em Música da
UFBA. Tem ampla experiência em música de câmara, formou ao lado da Pianista
Tatiana Dumas por 12 anos o Duo Dumas-Botelho, dando ênfase ao repertório
brasileiro e francês. Integrou o Grupo Cron de música contemporânea, tendo
realizado com este duas turnês nacionais. Foi idealizador e Regente da
Banda-Escola Euterpe Friburguense, foi Regente Assistente da Orquestra Cândido
Mendes. Atuou como Professor Substituto de trombone e tuba na UFRJ aos 25 anos,
foi professor do Curso de Licenciatura em Música na Universidade Cândido
Mendes.Foi músico da Banda Sinfônica da Guarda Municipal do Rio de Janeiro,
Regente e Diretor Artístico da Banda de Concerto do Grêmio Português de Nova
Friburgo-RJ. Tem desenvolvido pesquisas sobre as Bandas de Musicas, já tendo
sido contemplado e realizado dois projetos para o governo do Estado do Rio de
Janeiro por meio do Edital de Registro da Tradição Oral de Cultura Popular. Foi
convidado e realizou conferências, master-class e cursos de curta duração em
várias universidades como: Universidade Nacional de Córdoba, Universidade
Federal de Goiás, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Cândido
Mendes e Escola de Música de Brasilia.
Alessandro
da Costa
Nasceu
em Goiânia (GO), cidade onde teve seu primeiro contato com a música, na Escola
Mônica de Castro Carneiro e Centro Cultural profº Gustav Ritter. Mais tarde,
ingressou no curso técnico oferecido pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e
no curso de extensão em música (trompete, prática de música de câmara e banda
sinfônica) oferecido pela Escola Técnica Federal de Goiás, ministrado pelos
professores Marcelo Eterno Alves, Günter Bauer e MarshalGaioso. Estudou
trompete com José de oliveira Bruno, Gedeão Lopes e Clóvis Beltrami. Concluiu o
curso de licenciatura em música pela UFG no ano 2000. Participou
demaster-classes com renomados trompetistas como: Charles Schlueter, Fred
Mills, Steven Trinkle, Nailson Simões, Heinz Karl Schwebel, Ayrton Benck,
Fernando Dissenha, Gilberto Siqueira e Sérgio Cascapeira. Participou de
master-classes promovidas pelos quintetos de metais: Chicago BrassQuintet,
Spanish brass, MeridianArt Ensemble e Quinteto Brassil. Fez parte do Quinteto
Goiânia Brass, Quinteto Metais Goiás e Quinteto Shophar. Atuou como solista
frente a Orquestra Sinfônica de Goiânia Orquestra de Câmara Goiazes e Banda
Sinfônica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás. Como músico profissional,
fez parte da Banda Musical de Goiânia, Orquestra Sinfônica de Goiânia,
Orquestra de Câmara Goyazes (músico convidado) e Orquestra Sinfônica de
Ribeirão Preto. Atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação da Escola
de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás sob a orientação do
professor Antônio Marcos Cardoso na linha de pesquisa Música Criação e
Expressão, trompetista do Quinteto Metais do Cerrado e professor do Instituto
Federal de Goiás – Campus Luziânia.
Igor Yuri
Vasconcellos
Começou os
estudos de trompa na escola de música da UFRJ aos 11 anos de idade sob
orientação do Professor Carlos Gomes, com 15 anos de idade ingressou na OSB
jovem, orquestra onde fez parte durante 4 anos. No ano de 2010 foi convidado
pelo maestro Marcos Arakaki (atual maestro assistente da Orquestra Filarmônica
de Minas Gerais) a participar do projeto moinho cultural sulamericano como
Professor de trompa, no mesmo ano realizou vários concertos como músico
convidado do Quinteto Villa-Lobos. Foi vencedor do prêmio jovens solistas da
Orquestra Sinfônica da UFRJ, onde teve a oportunidade de solar o concerto
número 1 de Mozart para trompa e orquestra e foi aprovado em primeiro lugar no
último concurso para trompista da ORSEM (Orquestra Sinfônica da Escola de
Música da UFRJ). Em 2010 atuou na Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do
Rio de Janeiro como contratado. No ano de 2012 a convite do renomado violinista
e maestro Daniel Guedes, partipou da academia jovem concertante realizando
apresentações em várias capitas do Brasil. Fez vários masterclass com os
professores Will Sanders, Stefan Dohr, Luiz Garcia, Philip Doyle, David
Griffin. Atualmente ocupa o cargo de trompa solista da Orquestra Filarmônica de
Goiás.
Ester de
Oliveira
Iniciou seus estudos de música aos 3 anos de idade
ao piano, tendo desde então prosseguido no estudo de vários outros instrumentos
tais como violão, violino, viola erudita, flauta transversal, flauta doce,
teclado, saxofone, trombone, dentre outros. Em 2006, iniciou seus estudos em
Euphonium com o professor Ricardo Rosembergue no CEP em Artes Basileu França
(Goiânia-GO). Participou do Grupo de Metais do IFG e da Banda Sinfônica do
Gustav Ritter e da Banda Marcial Sônia Araújo do CEP em Artes Basileu França.
Foi membro da Orquestra Acadêmica Jean Douliez da UFG e Orquestra Sinfônica
Jovem do Estado de Goiás, atuando em vários concertos dentro e fora do estado
de Goiás. Participou de Masterclasses e Festivais com renomados professores,
tais como, Wilson Dias (Campinas-SP), Abdnald Santiago (São Paulo-SP),
Radegundes Feitosa (Paraíba), Airton Benck (Paraíba), David Spencer (EUA),
Charles Shulueter (EUA) e Steven Mead (Inglaterra). Atuou como professora
ministrando aulas de instrumento na Escola Municipal Trajano de Sá Guimarães,
no Colégio Estadual Carlos Alberto de Deus e no Colégio Estadual José Lobo.
Atualmente possui o Curso de Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio em
Euphonium, na classe do professor Ricardo Rosembergue, é integrante da
Orquestra de Sopros e Percussão do Cerrado do instituto de pesquisa Ciranda da
Arte, possui graduação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2011),
onde atua como voluntária ministrando oficinas de instrumentos de sopros e
regente da Banda Sinfônica da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. É
aluna no Curso de Mestrado em Música da Universidade Federal de Goiás, tendo
como orientadora a Profª Dr. Sônia Ray.
Concerto - Repertório
DUDA (1935) Suite Recife
I - Andrea (Baião)
II - Mida (Canção)
III - Dorinha (Xaxado)
IV - Nadja (Aboio)
V - Meyse (Frevo)
Serenata no Capibaribe
Tema para um Trompetista
Suite Brassil
I - Zinzinho nos States
II - Gizele
III - Movimento
IV - Gilmacy
V - Lucinha no Frevo
Oficinas de Metais - Ementa
·
Respiração.
·
Embocadura.
·
Articulação (legato, stacatto simples,
duplo e triplo).
·
Afinação.
Bibliografia
FARKAS, P. The art of brass playing. USA: Atlanta, Wind Music Inc., 1989
HEBERT, T. Brass Instuments. UK
Cambridge Companion 1997
GENDRICH, J. Bonanza: Insisghts and Widson from Professional Brass Instrumentist
USA: Advanced Music,2011
Metodologia
Aulas
coletivas, em sistema de masterclass,
no qual os participantes serão atendidos individualmente ou em pequenos grupos,
conforme o repertório a ser trabalhado.
Público-alvo
Alunos já com conhecimentos suficiente para ler com fluência o texto
musical; bem como membros da comunidade interessados na interpretação da técnica
de instrumentos de metais.
Recursos didáticos a serem utilizados
Escuta e reflexão sobre as performances apresentadas pelos alunos.
Carga horária
4 encontros com 4 horas de duração = 16 horas.
Vagas: 40
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