Terminou hoje no Município do Rio, no Palácio Gustavo Capanema, o I ENCONTRO FUNARTE DE POLÍTICAS PARA AS ARTES, Com o objetivo de contribuir para a reflexão e o aperfeiçoamento para das políticas para as artes em todo o país. O encontro reúne artistas, produtores culturais, pesquisadores e gestores. Os eixos temáticos do encontro foram:
- Fomento;
- Artes e sustentabilidade;
- Artes e economia criativa;
- Artes e tecnologias digitais;
- Memórias preservação.
No encontro também aconteceram mostras artísticas de diferentes grupos, dentre os quais do grupo "Kina Mutembua", composto por jovens de 11 a 22 anos e realiza um trabalho que integra capoeira com as danças afro e contemporânea. O nome do grupo significa "dançando com o vento" na língua Quicongo da etnia Banto, e, já conta com apresentações no exterior e em diversos eventos culturais que, além de gerar renda, contribuem para o amadurecimento profissional dos integrantes.
A equipe do Sintonia Cultural esteve lá e registrou momentos da apresentação do grupo, aliás, uma belíssima apresentação.
Esperamos que o Kina Mutembua tenha vida longa e fértil, que mais jovens ingressem e continuem com o trabalho de resgate da cultura africana, assim como, esperamos que desse encontro saiam bons frutos para a política cultural do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário