segunda-feira, 21 de novembro de 2011

BANDAS DO INTERIOR DO ESTADO DO RIO ALEGRAM FIM DE SEMANA EM NOVA FRIBURGO!

O Primeiro dia do  ENCONTRO DE BANDAS DO INTERIOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, amanheceu chuvoso.  Parecia que seria assim por todo o dia, mas o primeiro dia seria na Praça!  E então, como seria?  Assim mesmo, confiando que "ia dar pé" porque, afinal de contas São Pedro gosta de música e de bandas, a equipe do Sintonia Cultural - produtora do evento - partiu para o trabalho juntamento com o Maestro Marcos Botelho coordenador do evento,  e....a chuva foi estiando, estiando até que parou. Durante o dia 19 caíram uns pingos lá outros cá que não "molharam", São Pedro estava a fim de se divertir também. Foram dias de festa!  Nova Friburgo encheu-se de música!  As notas musicais passeavam no ar e convidaram a todos a parar, ouvir e dar um tempo no corre-corre de todo dia.



Todas as bandas convidadas compareceram, tanto no dia 19 onde a festa foi na Praça Getúlio Vargas, quanto no domingo 20 - dia de sol -, no Teatro Municipal e... fizeram muito bonito!  Cada uma com sua cor, seu uniforme, sua maestria ao tocarem seus instrumentos, apresentaram-se com graça e muita simpatia, nos presentearam com novos pequeninos músicos e com uma participação expressiva de músicos já maduros ou na terceira idade e é claro com os músicos adolescentes - todos, sem exceção esmeraram-se no visual - aplaudiram-se mutuamente, vibraram,  evoluíram lindamente num espetáculo lindo de ver, mas não foram só as bandas que compareceram e fizeram bonito, o público foi fiel e manteve-se participativo durante os dois dias de evento. Aliás, a participação do público foi uma atração a parte.  Tinha casal abraçado cantarolando baixinho as letras de melodias conhecidas, crianças curiosas e atentas a tantas cores e sons.



                Acreditamos que realmente foram dois dias de muita alegria, um fim de semana gratificante tanto para a produção e coordenação do evento como para as bandas e para o público, que realmente foi nosso convidado especial e para o qual todo o evento foi organizado.

                Todos nós estamos agradecidos pelo comparecimento e pela linda apresentação das bandas que aqui listamos pela ordem de apresentação:

No dia 19 de novembro – sábado:

Banda Municipal de Nova Friburgo regida pelo Maestro Mário Jorge;
Banda do Colégio Odete Pena Muniz regida pelo maestro Carlos Antônio;
Banda do Colégio Estadual Jamil El-Jack regida pelo Maestro Heitor Barcellos;
Banda do Colégio Estadual João Soares Junior (Cantagalo) regida pelo Maestro Carlos Antônio;
Sociedade Musical Euterpe Lumiarense regida pelo maestro Gilney Silva;
Sociedade Mucical Moreira Lopes ( Barra do Piraí) regida pelo Maestro Rafael Persan;

No dia 20 de novembro – domingo:

Banda Sinfônica da Guarda Municipal do Rio de Janeiro regida pelo Maestro Bruno Rodrigues;
Sociedade Musical União dos Artistas ( Barra do Piraí ) regida pelo Maestrina Rúbia Joras;
Banda Ebenezer regida pelo Maestro Jefferson Siqueira;
Banda do Colégio Mercês regida pelo Maestro Jorge Siqueira;
Banda 8 de Dezembro ( Duas Barras ) regida pelo Maestro José Cândido;



Queremos deixar público nosso agradecimento a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro que aprovou o projeto, ao apoio dado pela Secretaria de Cultura de Nova Friburgo e UCAM - Universidade Cândido Mendes de Nova Friburgo e a ajuda da empresa ALO-PLASPEL.

Agradecemos igualmente ao Jornal "A Voz da Serra", TV ZOOM, INTER TV, Rádio Sucesso, pela cobertura do evento.

Temos certeza que outros eventos culturais acontecerão e 
que o esmero na produção e organização serão perseguidos pela equipe do Sintonia Cultural

Até novos reencontros!
 

Fernanda Botelho
Katia Soares


















quinta-feira, 17 de novembro de 2011

ENCONTRO DE BANDAS EM NOVA FRIBURGO


Dia 19/11 - Sábado - Praça Getúlio Vargas - 14 horas, término previsto  as 18 horas

Desfile

Hino Nacional

Abertura

Apresentações

1 - Percurssão do Ponto de Cultura de Olaria
2 - Banda Municipal de Nova Friburgo
3 - Banda do Colégio João de Abreu Junior - Cantagalo
4 - Banda do Colégio Jamil El-Jack
5 - Banda do Colégio Odete Pena Muniz
6 - Sociedade Musical Euterpe Lumiarense
7 - Banda Moreira Lopes - Barra do Piraí



Dia 20/11 - Domingo - Teatro Municipal - 14 horas, término as 17 horas

1 - Banda 8 de Dezembro - Duas Barras
2 - Banda Ebenezer
3 - Sociedade Musical União dos Artistas - Barra do Piraí
4 - Banda do Colégio Mercês
5 - Banda da Guarda Municipal do Rio de Janeiro

Por: Fernanda Botelho e Katia Soares

domingo, 13 de novembro de 2011


A União Brasileira de Trovadores de Nova Friburgo (UBT-NF) promove hoje, quinta, 17, o lançamento do livro “Vamos caçar cometas”, da trovadora friburguense Elizabeth Souza Cruz. Este será mais um evento integrante das festividades da UBT em 2011, que teve seu ponto alto com a realização dos LII Jogos Florais de Nova Friburgo. 
O presidente Rodolpho Abbud adianta que, para colaborar com o desenvolvimento cultural da cidade, a UBT vai promover no fim de ano oficinas de trovas nas redes de ensino, bem como encontros literários e palestras. E fez questão de ressaltar que os trovadores sempre contaram com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura: “O secretário Roosevelt Concy nos prestigia e apoia todas as atividades de nossa entidade”.
A noite de autógrafos será às 19h, na sede da Loja Maçônica Indústria e Caridade, situada na Avenida Sete de Setembro, 12, Centro. 

Por: Fernanda Botelho e Katia Soares

TRADIÇÃO ORAL EM PAUTA!

Dia 23/11/2011, as 18h, na Casa da Cultura de Nova Fiburgo (antigo fórum), será proferida pelo Maestro Marcos Botelho palestra com os frutos das pesquisas sobre a centenária rivalidade entre as bandas civis de Nova Friburgo: EUTERPE  e CAMPESINA, bem como sobre a vida de MESTRE AFFONSO, maestro da banda do Colégio Salesiano Santa Rosa de Niterói/RJ.  Ambas as pesquisas são resultado de entrevistas e análises feitas pelo Maestro Marcos Botelho e revelam  a singularidade e importância das bandas no panorama musical do estado e por extensão do Brasil.
É bastante interessante o universo das bandas e sua trajetória ao longo dos tempos e como participam da história do país. 
Ambas as pesquisas foram propostas pelo Maestro Marcos Botelho à Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro que aprovou o projeto e contam com a produção da equipe do Sintonia Cultural.
Vale a pena conferir! 
Por: Fernanda Botelho e Katia Soares

ENCONTRO DE BANDAS DO INTERIOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

                    Falta menos de uma semana para que Nova Friburgo fique cheia de músicos e de música!  Serão dois dias em que bandas do interior do estado do Rio de Janeiro estarão se apresentando na cidade.  É a tradição das bandas sendo preservada. O encontro, é fruto de projeto proposto à Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro pelo maestro Marcos Botelho que coordena o evento e é uma produção da equipe do Sintonia Cultural. Nos encontramos por lá!   
Por: Fernanda Botelho e Katia Soares

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

I ENCONTRO FUNARTE DE POLÍTICAS PARA AS ARTES

 

                            Terminou hoje no Município do Rio, no Palácio Gustavo Capanema, o I ENCONTRO FUNARTE DE POLÍTICAS PARA AS ARTES,  Com o objetivo de contribuir para a reflexão e o aperfeiçoamento para das políticas para as artes em todo o país. O encontro reúne artistas, produtores culturais, pesquisadores e gestores.  Os eixos temáticos do encontro foram:

- Gestão de políticas culturais;
- Fomento;
- Artes e sustentabilidade;
- Artes e economia criativa;
- Artes e tecnologias digitais;
- Memórias preservação.





                            No encontro também aconteceram mostras artísticas de diferentes grupos, dentre os quais do grupo "Kina Mutembua", composto por jovens de 11 a 22 anos e realiza um trabalho que integra capoeira com as danças afro e contemporânea.  O nome do grupo significa "dançando com o vento" na língua Quicongo da etnia Banto, e, já conta com apresentações no exterior e em diversos eventos culturais que, além de gerar renda, contribuem para o amadurecimento profissional dos integrantes.



A equipe do Sintonia Cultural esteve lá e registrou momentos da apresentação do grupo, aliás, uma belíssima apresentação. 

Esperamos que o Kina Mutembua tenha vida longa e fértil, que mais jovens ingressem e continuem com o trabalho de resgate da cultura africana, assim como, esperamos que desse encontro saiam bons frutos para a política cultural do país.







quinta-feira, 3 de novembro de 2011

NO DIA 9/11, TEM “QUARTAS NA HISTÓRIA”

No ciclo realizado pelo CDL, SinComércio e NF 200 anos, Janaína Botelho fala sobre a “Belle Époque de Nova Friburgo”