quarta-feira, 14 de setembro de 2011

NÃO PERCAM A FESTA DO CENTENÁRIO DO DISTRITO DE AMPARO-NOVA FRIBURGO

Artbrass no Evento de Lançamento do Livro da Historiadora Janaína Botelho no Centro de Artes de Nova Friburgo




HISTÓRIAS E MEMORIA DE NOVA FRIBURGO - JANAÍNA BOTELHO


Compensando as expectativas, Janaína Botelho, Mestra em História Cultural e professora de História Geral do Direito Brasileiro na UCAM – Nova Friburgo, lançou ontem, no Centro de Artes de Nova Friburgo seu segundo livro: “HISTÓRIAS E MEMÓRIA DE NOVA FRIBURGO”.
            A Autora é incessante no trabalho de resgate da história e tradições de Nova Friburgo e, por extenção, da região serrana.  O livro, é resultado de suas pesquisas sobre a história friburguense e ultrapassa as fronteiras municipais e serranas, somando para o resgate contínuo do macrocosmo histórico brasileiro.
            Com o estilo que lhe é peculiar, Janaína Botelho, ao lançar este livro, presenteia-nos com obra de singular importância e, com maestria ultrapassa os limites do comum. Não por acaso, recebeu em 2009 o prêmio de Menção Honrosa da Academia Brasileira de Letras por seu pioneirismo em cultura regional, prêmio proporcionado pelo lançamento de seu primeiro livro “O Cotidiano de Nova Friburgo no Final do Século XIX – Práticas e Representação Social.
            A autora, não só  por seus livros, mas também, por seus artigos sobre a história local, publicados semanalmente em sua coluna no jornal A Voz da Serra, coleciona apreciadores de seu trabalho que não se esgota nos livro que lança.

sábado, 3 de setembro de 2011

PROJETOS DE TRADIÇÃO ORAL




Projeto Elaborado pela a equipe do Sintonia Cultura, realizado pelo Prof. Marcos Botelho, com vários trabalhos publicados e palestras  sobre "Bandas" no Brasil e no exterior.
As datas ainda serão confirmadas, isto é apenas uma mostra do que será realizado.

Por Fernanda Botelho e Katia Soares

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Um Patrimônio Centenário-Nova Friburgo


A NOTA TRISTE DO FECHAMENTO DA FÁBRICA DE RENDAS ARP - ALÉM DO ÓBVIO, CLARO - FICOU POR CONTA DO MODO COMO ALGUNS TRABALHADORES CONTARAM TER RECEBIDO A NOTÍCIA. SEGUNDO ELES, ONTEM FORAM DISPENSADOS POR HAVER POUCO SERVIÇO, SENDO SOLICITADO QUE RETORNASSEM HOJE. MAS, HOJE, AO CHEGAR À FÁBRICA PARA TRABALHAR, SOUBERAM QUE NÃO TINHAM MAIS EMPREGO.
Fotos do mural-Ângela Pedretti

NOVO TEMA....



Frase da filósofa russo-americana Ayn Rand (fugitiva da revolução russa, que chegou aos Estados Unidos na metade da década de 1920), mostrando uma visão com conhecimento de causa: 

“Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada;  quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada”.